domingo, 30 de novembro de 2008

As aparências iludem

Todos nós sabemos que as aparências iludem, no entanto, todos nós julgamos sempre "o livro pela capa". Não gostamos que o façam connosco, mas é algo que nos está no sangue fazer aos outros.

Não conseguimos (ou não queremos, ainda não me decidi sobre este ponto) ultrapassar esta questão de fazer o raio-x a alguém baseado apenas e só numa primeira impressão, na qual, muitas das vezes, carregamos o outro com todos os nossos preconceitos e frustrações.

De uma forma geral considero que, hoje em dia, toda a gente vive um pouco à defesa, procurando proteger-se de tudo e de todos, acabando dessa forma por se isolar, mesmo quando se está no meio de amigos. Gostamos de complicar as coisas. Crescemos e ganhamos pudores em nos mostrarmos aos outros como realmente somos, nas nossas fragilidades (se calhar também porque temos receio de olhar para dentro de nós e não gostarmos do que observamos). Muitas vezes estes comportamentos geram situações de conflito que podiam muito bem ser evitadas, porque em muitas delas a génese está numa qualquer falha (ou falta) na comunicação.

Porque o fazemos? Basicamente porque vivemos num universo onde a imagem impera. Dá-se mais importância ao embrulho do que ao conteúdo. E fazemos isso em todas as esferas da nossa existência (em maior ou menor grau, mas fazemos).

E além de tudo, ainda temos uma mente porca... ;-)

Sem comentários: