terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Monalisa smile

Nem sempre estamos bem! Isso é um facto que toda a gente sabe! Todos temos os nossos períodos azuis e rosa (picassiando um pouco os termos), mas nem toda a gente se apercebe deles. Porquê? Porque acontece esta desatenção dos outros face aos nossos estados de espírito? Resposta simples, digna de um sonoro "duh"! Porque as pessoas não estão para aí viradas, andam entretidas com os seus próprios estados de espírito para se preocuparem com os dos outros, simplesmente não querem saber. Todos o fazemos assim em certa medida!

Mas porque tendemos a esconder o nosso estado de espírito? Para esta questão existem diferentes possibilidades de resposta. Por um lado porque não queremos parecer fracos aos outros e, quando estamos mais vulneráveis/tristes, tendemos a esconder isso, porque é algo que parece que não é socialmente bem aceite nos tempos que correm! Quase como se houvesse uma norma que corta o direito a alguém de estar triste e de o afirmar! Não tem nada de mal! Está-se triste. E depois? Que mal tem? Tal como a alegria é efémera, também a tristeza passa. E há depois o jogo das antíteses: para haver alegria tem sempre que haver algures uma tristeza, uma não existe sem a outra, pois só conhecendo ambas desenvolvemos a capacidade de as identificar.

E então sorrimos! Sorrimos não com um sorriso triste, nem com um sorriso alegre. Simplesmente ginasticamos os lábios, esticando-os numa posição que se assemelha a um sorriso. Os olhos brilham de dor, mas a nossa expressão facial é serena e acompanhada por um sorriso renascentista, impávido e sereno, como se estivéssemos à espera que nos tirassem o retrato. A diferença é que, desta vez, não estamos com o nosso fato domingueiro!

E assim passam a maior parte das pessoas na maior parte dos dias! Se nos sentarmos num banco numa rua e observarmos quem passa, vamos constatar isso! As pessoas passeiam-se pelas ruas envergando o seu sorriso de Monalisa! E isso é triste! É socialmente triste! Antropologicamente triste! Porque as pessoas até se podem rir, mas as pessoas riem-se quando alguém lhes conta algo engraçado, é algo passageiro! No entanto, as pessoas sorriem, com um sorriso aberto e sincero, quando verdadeiramente estão felizes!

Mas não se pode falar disto! Não se pode estar triste! É um pecado social! Por isso vamos todos continuar com o nosso sorriso davinciano!

Sem comentários: