segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

I lost a friend...

Cantava uma vez Sérgio Godinho, com um brilhozinho nos olhos, que havia feito um amigo e que coisa mais bonita no mundo não havia. E é verdade! Aquele calor que sentimos quando fazemos uma nova amizade é algo inegualável!

Pior que perder um amor é perder um amigo! Eu neste ano perdi os dois! Perder um amigo é como perder uma parte de nós, como se algo nos fosse arrancado, fazendo-nos verter lágrimas de sangue, tamanha é a mágoa que se sente pela perda. É demasiado doloroso para tentar verbalizar, de forma correcta, aquilo que se sente quando se perde um amigo.

Afinal o que é um amigo?

Um amigo é um irmão; é a nossa bengala quando estamos coxos; é um ombro onde podemos chorar; é aquele abraço forte que nos recarrega as energias; é aquele que se senta ao nosso lado sem dizer palavra, apenas para não nos sentirmos sós; é aquele que nos aceita como somos; que gosta de nós por sermos como somos; é aquele que não tem medo de nos dizer "gosto de ti" ou "fazes-me falta"; é aquele que nos faz sentir uma pessoa melhor; é aquele que é atencioso connosco; é aquele que nos ajuda apenas e só porque quer o nosso bem; é aquele que procura a nossa companhia, porque ela o faz sentir bem; é aquele que se preocupa connosco, que nos "carrega" no pensamento. Um amigo é tudo isto e muito mais...

Perder um amigo é perder uma parte de nós! E nós ficamos impotentes enquanto uma força maior nos decepa um membro, ao mesmo tempo que tudo tentamos fazer para o evitar! É ter o brilho nos olhos, não provocado pela alegria de viver, mas pelo desenho de uma lágrima. Perder um amigo é ficarmos mais pobres!

Como diria Florbela, "Sinto hoje a alma cheia de tristeza!" e acrescenta mais no final:

«Ó chuva! Ó vento! Ó neve! Que tortura!
Gritem ao mundo inteiro esta amargura,
Digam isto que sinto que eu não posso!!...»

Sem comentários: