quinta-feira, 10 de abril de 2008

O que o céu nos dá


Li esta semana uma frase de que gostei. E gosto dessa frase em qualquer língua em que a sei dizer (e diga-se de passagem que ainda são algumas).

A frase era a seguinte:

«Se queremos ter o arco-íris, temos que suportar a chuva!»

É linda não é? É uma sentença de uma amplitude filosófico-ecuménica enorme! Toca-nos a todos, em qualquer fase da nossa vida e uma Slut que se preze também gosta de ter os seus momentos em que se liberta a filosofar (ao mesmo tempo que vai aromatizando a casa com alguns dos seus "pensamentos").

Muitas vezes nos esquecemos que uma má fase (por muito longa que seja) não dura sempre e que, a seguir, vem sempre uma fase melhor. Mas enquanto estamos envolvidos (ou absorvidos) por essa fase menos boa perdemos um pouco a capacidade de percepcionar o que há de bom, quase como se nos transformássemos numa qualquer espécie de ciclo vicioso de negativismo, que se auto-alimenta de nós próprios e da nossa energia.

É preciso ter a coragem para conseguir parar, olhar para cima e ver que a seguir à chuva vem o sol e que esse sol nos pode sempre brindar com um arco-íris que nos faça sorrir e apreciar a luz de tudo o que nos envolve.

E pronto... chega de filosofar por hoje!

Sem comentários: