quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

La Brusketta

Como é praticamente hora de jantar, venho falar de mais um restaurante de que gosto em Lisboa.

Diz o Lifecooler sobre este espaço:

«Restaurante inaugurado no início de 2003, vem introduzir no roteiro gastronómico lisboeta uma especialidade italiana pouco divulgada entre nós, a bruschetta. Trata-se de uma iguaria muito apreciada em todas as regiões de Itália, cuja base é uma fatia de pão tostada, barrada com alho e azeite. Os complementos podem depois ser os mais diversos, tantos quantos a imaginação ditar. O restaurante "La Brusketta", situado junto ao Largo do Rato, propõe uma vintena de variedades, incluindo algumas mais "aportuguesadas", como a bruschetta de morcela e pimento, que se fazem acompanhar por batatas fritas cortadas em palitos muito finos e cebola, também frita e fina. Aproveitando o espaço de um antigo edifício, procedeu-se às necessárias obras de remodelação mantendo a pedra original da casa. O resultado é um espaço francamente bonito, com uma decoração elegante, marcada pela conjugação entre a pedra, presente no chão e em grossas colunas, e o mobiliário de design em madeira. A sobriedade do espaço ganha cor com os enormes quadros representando diferentes tipos de bruschettas e seus ingredientes, ornamentando as paredes.»
Quanto a mim considero sinceramente que é um bom espaço. O ambiente é agradável. Adoro as entradas (umas mini-bruskettas e uma coisa qualquer feita com esparguete e ovo). Come-se muito bem e, no geral, não o considero caro.

No entanto... (e lá colocamos os defeitos no final... é tudo muito bom mas há sempre um MAS a apontar) este restaurante tem para mim dois grandes defeitos.

Dando primazia à minha gula, um dos grandes defeitos que aponto a este espaço são as sobremesas. São pouco variadas e nada de especial. Uma pessoa depois de ter apreciado a boa comida ao jantar espera, como é lógico, poder degustar também uma bela sobremesa. Mas tal não acontece. Criam-nos expectativas com o prato principal e depois defraudam-nas com a sobremesa.

A segunda crítica que aponto prende-se com o atendimento. É rápido e eficiente mas frio. E a frieza dos funcionários choca um pouco. Pode-se ser um profissional eficiente sem se ser um bloco de gelo, ainda para mais numa profissão que exige contacto com o público. Um sorriso aberto a receber os clientes faz toda a diferença. Faz-nos sentir bem-vindos e com vontade de voltar. Não podem esperar que a comida faça tudo. É certo que é de boa qualidade, mas o atendimento também cativa e prende clientes.

É um espaço ao qual também sugiro uma visita. Sempre se ganha em conhecer um espaço novo.

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