quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Tigres e Tigrezas

Hoje li no site de O Público uma coisa que me impressionou.

"Azambuja: Tigre à solta, depois de ter escapado da jaula, teve de ser sedado e já foi capturado".

Era esta a bombástica manchete da notícia. É nestes momentos que sinto orgulho em ser português e sentir o talento do nosso jornalismo de investigação. Ora vejamos e analisemos bem a manchete (já nem falo da notícia em si). "Tigre à solta, depois de ter escapado da jaula". Pois, lá está. Convém. Para o tigre estar à solta é natural que ele tenha escapado da jaula. Nunca vi nenhum tigre à solta dentro da jaula e além do mais seria um pouco estranho uma manchete que fosse "Tigre à solta, depois de ter entrado dentro da jaula".

Mas continuemos nesta breve análise. Segue a manchete: "teve de ser sedado". Porquê? O bicho estava muito nervoso? Ansioso? Realmente este país, da forma como está deprime qualquer um, até os bichanos listrados.

Finalmente a parte que mais me perturbou: "já foi capturado". Muito bem. As criancinhas já estão a salvo e o gatito já não as vai papar, está salva a criançada azambujense. Agora o que realmente me perturbou foi o seguinte. E para explicar bem a forma como isto me perturba, tenho que recuar uns anos e fazer algumas confissões.

Confesso que nunca mais fui o mesmo desde que um dia liguei o televisor e vi, em pleno horário nobre (espaço que deveria ser dedicado à apresentação de programas de altíssima qualidade), o José Castelo Branco em cueca fio dental. Recorri a psicólogos, fui internado e recebi tratamentos de descargas eléctricas, mas nada resultou. A visão daquela cena continua gravada na minha memória e tenho sofrido grandes danos psicológicos desde então.

Um dia, em compras no El Corte Inglés, vi uma criatura a comprar umas cuecas fio dental, estampadas de tigreza. Olhando para a figura do dito personagem, confesso que o cenário mais propício, ao imaginar alguém como ele trajando aquela vestimenta, seria de vómito sincero. Há quem realmente não tenha olhos na cara ou espelhos em casa? Bem... mas não quero entrar em juízos de valor, mas lá que devia existir uma comissão de estética nas lojas para aprovar quem devia ou não usar certo tipo de roupa, lá isso devia existir!

E pus-me a pensar. Imagino que aquele senhor não seja o único a usar aquele tipo de roupa interior. Aliás até o imagino já numa qualquer cena romântica, de gatas, a caminhar em direcção ao seu amor, dando algumas rugidelas, vestindo apenas a sua bela tanga listrada, com os pêlos a saírem e o fio meio entalado no... (lá vem o vómito outra vez)!

Adiante! É isso que me deixa preocupado! Então na Azambuja capturam um pobre bichano listrado, só porque é maior do que os habituais gatos domésticos e resolveu ir arejar para fora da sua jaula e, no entanto, deixam livres para percorrerem os mesmos espaços que nós essas outras criaturas, armadas em tigrezas, que todos os dias também saem das suas jaulas e até se dopam a si próprias e agradecem qualquer dose extra? É justo? Eu digo que não! É poluição visual senhores! Quem nos limpa a nossa cidade desse tipo de poluição? A Câmara Municipal? Uma empresa privada? Quem? Ninguém! E elas populam por aí livremente, agachando-se em plena rua para apertar os atacadores e deixando livres, para qualquer olho inocente mirar, a flora do seu rêgo? Sim! Porque estas criaturas teimam em usar calças de cintura descaída, vá-se lá entender porquê!

Os traumas que isto provoca numa sociedade mais incauta! Qual guerra colonial qual quê?! Existe algo que afecte mais a psique colectiva do que esta tigrezices? Deviam fazer uma tese de doutoramento sobre este tópico!

1 comentário:

TheTalesMaker disse...

olha q esta bela treta fez-me chegar atrasado ao trabalho. até pararam os comboios para que os bichos não fossem abalrroados por um.