quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

If These Walls Could Talk


Foi já em 2003 que vi este filme pela primeira vez. E vi-o por um mero acaso, no meio de uma acção de formação. É um filme comovente que conta três histórias de um amor proíbido em três épocas distintas: nos anos 60, nos anos 70 e na actualidade.

O filme foi realizado em 2000 para a televisão, não tendo, por isso, passado no grande ecrã, o que o torna um pouco desconhecido do grande público.

Foi encomendado pela HBO e conta com desempenhos exemplares de Vanessa Redgrave, Sharon Stone, Ellen DeGeneres, entre outros. De salientar, no entanto, a participação de Vanessa Redgrave que tem neste filme, na minha opinão, um desempenho verdadeiramente tocante e que nos emociona até à lágrima (e sem lamechices).

É um filme muito humano, não só pelo tema que aborda, mas essencialmente pela forma como ele é abordado, apresentando a evolução dos preconceitos (e da forma de lidar com eles) ao longo do tempo.

É pena que as televisões portuguesas, que repetem de forma exaustiva filmes menores, não primem por presentear os seus espectadores com filmes como este.

Sem comentários: