segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Uuuuu! Scary!

Corria o ano de 1982 quando na RTP, num qualquer programa que passava vídeoclips (não me recordo qual seria), o senhor que apresentava o programa alertou para que o clip que iriam passar poderia ser conter cena inapropriadas para as crianças e aconselhava os pais a não as deixarem ver esse mesmo clip. Vivíamos numa época muito mais católica do que hoje em dia.

Recordo-me perfeitamente desse dia. Eu estava na Costa de Caparica, por isso provavelmente deve ter sido no Verão. Recordo-me do dia por causa do que o apresentador disse e porque, depois de ter visto o vídeoclip, não lhe achei nada de especial.

O vídeoclip era o "Trhiller" do Michael Jackson. Hoje em dia reconheço que o apresentador tinha razão ao dizer aos pais para não deixarem os seus filhos verem o clip. Não que o vídeo em si metesse medo, mas antes porque é um atendado a uma série de coisas.

A bela da meia branca com o sapatinho preto (coisa que pode provocar danos psicológicos irreversíveis). O Michael Jackson ainda era preto (coisa que hoje em dia poucos se recordam e as crianças que ainda sabem quem ele é não compreendem como é que ele mudou de pele).

Mas o aviso premonitório do referido apresentador da RTP (ou teria sido uma das locutoras de continuidade? Já não sei.) prendia-se com um facto que hoje em dia está muito na voga noticiosa: a pedofilia! Bem dizia ele "afastam as crianças do televisor", não fosse o braço do Sr. Jackson pegar em nós e levar-nos por caminhos pecaminosos. Deviam era ter feito o mesmo aviso em relação ao 1 2 3 (e não por causa da Bota Botilde).



Sem comentários: