quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Riverdance

Corria o ano de 1994 quando, no intervalo entre a apresentação das canções do Festival da Eurovisão e a respectiva votação, a televisão irlandesa nos presenteou com partes de um espectáculo que estava na altura em cena num dos principais auditórios de Dublin.

Nesse ano Portugal foi representado pela Sara Tavares com o seu "Chamar a música", no entanto, foi a Irlanda quem voltou a ganhar o Festival com a prestação de Paul & Charlie de "Rock n' Roll Kids".

Mas não é do Festival que aqui venho falar. Mas sim do que aconteceu no referido intervalo. O espectáculo apresentado dava pelo nome de Riverdance e pretendia reunir os diferentes tipos de sapateado do mundo, aliados ao folclore tradicional irlandês.

O espectáculo foi um sucesso e teve em cena vários anos tendo feito também tournés a nível mundial. A certa altura o bailarino principal separa-se do grupo e cria o seu próprio espectáculo intitulado Lord of the Dance.

Riverdance é um espectáculo muito bem montado. Tanto a nível visual como musical. Uma pessoa sente-se envolvida por todo aquele ambiente. E a conjugação dos diferentes tipos de sapateado (irlandês, flamenco e americano) foi feita de uma forma magistral. Mas para mim há um grande defeito. Então e o nosso fandango? Esqueceram-se dele? Ou os irlandeses consideraram-nos já englobados na Espanha e, como tal, representados pelo flamenco? Será que não conseguiam inventar uma forma de colocar dois homens numa discussão sapateada entre si? Seriam os passos do fangango demasiado complicados para eles conseguirem absorver? Pois que não sei o que levou a que o nosso sapateado fosse esquecido, mas é uma falha num espectáculo que pretendia reunir todos os tipos de sapateado.

Deixo aqui um vídeo, não tão conhecido desse espectáculo, intitulado "Fire Dance", com o flamenco de nuestros hermanos.


Sem comentários: